O ex-prefeito de Formigueiro, no interior do Rio Grande do Sul, João Natalício Siqueira da Silva, de 64 anos, foi encontrado morto a tiros no domingo, em área rural do município. A Polícia Civil confirmou que o caso é investigado como homicídio e abriu procedimento para apurar as circunstâncias do crime.
Segundo o G1, o corpo foi localizado por volta das 9h30 na localidade de Fundo do Formigueiro, na Região Central do Rio Grande do Sul. Siqueira da Silva havia deixado o cargo de prefeito em 2020 e não ocupava nenhuma função pública no momento do assassinato. Ainda não há suspeitos identificados, mas a polícia investiga possíveis motivações ligadas a disputas locais ou vinganças.
O caso reacende o debate sobre a violência contra líderes políticos no Brasil, especialmente no interior. De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ao menos 12 ex-prefeitos e prefeitos foram assassinados em 2023 em todo o país — um recorde histórico. Em Goiás, cidades como Rio Verde e Anápolis já registraram tentativas de homicídio contra ex-mandatários, mas a impunidade permanece alta.
A falta de proteção a ex-mandatários é uma lacuna sistêmica. Enquanto políticos em exercício têm segurança pública, aqueles que deixam o cargo frequentemente ficam expostos a riscos sem qualquer amparo institucional. Em Goiânia, especialistas em segurança pública apontam que a ausência de políticas públicas específicas para ex-prefeitos e vereadores aumenta a vulnerabilidade desses indivíduos.
Em Goiás, a discussão sobre a segurança de líderes locais ainda é tímida, apesar de casos semelhantes ocorrerem com frequência. A vigilância comunitária e o fortalecimento das delegacias especializadas em crimes contra autoridades são demandas antigas que permanecem sem resposta concreta. A morte de Siqueira da Silva serve como alerta para cidades de médio porte, onde a impunidade e a falta de estrutura policial favorecem a violência.
O assassinato do ex-prefeito no RS não é um caso isolado, mas parte de um padrão nacional que exige atenção urgente. Em Goiás, como em outras regiões do interior, a proteção de líderes políticos não pode ser tratada como questão secundária.